sexta-feira, 27 de março de 2015

Granola Caseira de Chocolate e Coco

A inclusão de diversos cereais e grãos na nossa alimentação, permite uma maior variedade de fontes de vitaminas e nutrientes para o nosso organismo, bem como são bons aliados no combate à fome.

Eu não os dispenso no iogurte do lanche da manhã! Adoro uma boa granola! 

Como estava cansada dos mesmos cereais e frutas, resolvi fazer a minha própria granola, utilizando apenas os cereais que mais gosto e juntando o chocolate, que não dispenso!  

Granola Caseira de Chocolate e Coco

- 100 gr de flocos de aveia
- 50 gr de flocos de amaranto
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 20 gr de amêndoa laminada
- 50 gr de castanha do pará laminada
- Coco ralado a gosto
- Pepitas de chocolate a gosto

Dispor todos os ingredientes (à excepção do chocolate) num tabuleiro e levar ao forno durante 15 minutos a 220º C. Ir mexendo e verificando para não queimar. 



Quando estiver quase pronta, adicionar as pepitas de chocolate, envolver tudo e deixar mais 5 minutos no forno. Depois, é só guardar a granola num recipiente bem fechado! 



Eu deixei cerca de 20 minutos no forno, mas isso depende da potência do mesmo e do gosto de cada um. Eu não gosto dos flocos demasiados crocantes, nem muito escuros. 



É muito simples e rápido de fazer! E com a vantagem de saber o que estou a comer, sem corantes nem conservantes! No entanto, umas notas finais: 

1. Aveia: rica em fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco e vitaminas e aumenta a sensação de saciedade. No entanto, o seu consumo em demasia pode causar inchaço (contém gluten). 

2. Amaranto: auxilia na perda de peso, reduz o nível de colesterol e fortalece os ossos, pois ajuda a fixação de cálcio. 


Apesar de todos os benefícios, apenas duas colheres de sopa de cada grão por dia. Todos eles são óptimos mas são muito calóricos (são ricos em gorduras "boas"). Queremos ser saudáveis, mas magras também! :)

Para a próxima, vou experimentar com canela e mel... o que vos parece? 

Um beijo, 

Andreia Gulosa :)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Não esquecer, foco na dieta.