quinta-feira, 9 de abril de 2015

Banana e canela: eternos sedutores

Gosto imenso de banana e desde que vim morar para o Brasil tenho a difícil tarefa de tentar conservá-las uma semana. Não consigo. Fora do/da frigorífico/geladeira ficam podres. No/na frigorífico/geladeira ficam pretas. Então o melhor é reciclar :-).
Descobri o delicioso bolo de banana com canela e fiz algumas substituições para que fosse mais saudável.
Vou partilhar convosco a receita original e as respetivas substituições. Já fiz várias vezes este bolo com a receita original e fica delicioso. Foi a primeira vez que fiz esta versão light e fiquei positivamente surpreendida.


Ingredientes

7 bananas bem maduras

3 ovos/substitui por 1 ovo e 3 claras. Embora não tenha ainda experimentado, pode substituir um ovo por uma colher de sopa de linhaça triturada com 3 colheres de sopa de água e após repousar 2mins pode juntar à receita

.100g de margarina/substitui por um iogurte natural

.1/2 xícara (chá) de leite/o iogurte natural já compensa o leite também

.1 colher (sobremesa) de canela em pó

.1 xícara (chá) de açúcar/substitui por uma colher e meia de sopa de adoçante

.2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo/substitui por farinha de arroz integral

.1 colher (sopa) de fermento em pó

.margarina e farinha para untar/usei uma forma de silicone que não precise de gordura nem farinha


Modo de preparo

Com um garfo amasse 4 bananas. Reserve. No liquidificador bata os ovos, a margarina/iogurte natural, o leite/iogurte natural, a canela em pó e o açúcar/adoçante. Transfira para uma tigela, misture a farinha de trigo/farinha de arroz, o fermento e a banana reservada. Coloque em uma untada e enfarinhada/forma de silicone. Cubra com o restante das bananas cortadas ao meio. Polvilhe com canela (a receita diz para colocar também um pouco de açúcar/adoçante. E não uso) e asse no forno pré aquecido a 200ºC durante aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não esquecer, foco na dieta.