sábado, 20 de junho de 2015

Chá de hibisco com canela


Quem me conhece sabe que sou uma amante de chá. Em Portugal sempre bebi muito chá, contudo desde que vim para o Rio de Janeiro esta bebida passou para terceiro plano nas minhas preferências.

Aqui bebo muita água de coco e mate. O mate também é um chá (frio) mas que por norma eu mistura com uma limonada suíça - fica uma delicia.

Mas vamos falar deste chá de hibisco com canela.

Quais os benefícios do chá de hibisco?

- Age como antioxidante
- Reduz as taxas de lipídeos e glicose no sangue
- Ajuda a normalizar a pressão arterial e é diurético
- Ajuda nas constipações intestinais
- Retarda o envelhecimento da pele
- Diminui a formação de colesterol
- Ajuda a emagrecer


O hibisco também facilita a digestão, regulariza o funcionamento intestinal, reduz a retenção de líquidos, controla o colesterol e a pressão arterial. Além disso, a flor de hibisco possui flavanoides, o que potencializa a ação antioxidante e combate os radicais livres.

O chá de hibisco é feito através do cálice da flor. Esse cálice é rico em vitamina B2 (riboflavina), que age diretamente na saúde dos ossos, pele e cabelos, e também possui a vitamina B1 (tiamina).

Encontra-se, também, quantidade significativa de ferro, que atua no transporte de oxigênio no corpo, prevenindo dores de cabeça, anemia e cansaço. A vitamina A e C também estão presentes na bebida.

Preparação 

O chá deve ser feito por infusão para ser mais eficiente. Para isso, vai precisar das folhas secas do hibisco e de um pau de canela. Esquente/ aqueça  um pouco de água até que se formem bolinhas e, nesse ponto, desligue o fogo, antes de levantar fervura. Feito isso, adicione as folhas secas de hibisco e a canela e cubra a panela para deixar apurar por 5 a 10 minutos. Está pronto para consumir.

A proporção deve ser de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de hibisco seco e uma canela em pau. Esta é a quantidade diária recomendada para obter os benefícios.

Eu não coloco açúcar, caso não consiga beber chá sem açúcar opte por mel ou açúcar mascavo. 

Espero que gostem.

Um beijo 

Patty


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não esquecer, foco na dieta.